Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

o conceito da Web 2.0

Desde Outubro de 2004, o termo Web 2.0 tem vindo a ser popularizado como a nova
tendência da Internet. O termo, da autoria de Tim O’Reilly, surgiu numa sessão de brainstorming no MediaLive Internacional e, segundo o autor:
“A Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das
regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais
importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se
tornarem melhores quanto mais forem usados pelas pessoas, aproveitando a
inteligência coletiva” (O’Reilly, 2005).
Desde essa altura, o termo tem sido usado para descrever não só uma série de conceitos e
tecnologias, mas também uma atitude face a essas tecnologias, ferramentas e serviços Web.
Com a Web 2.0 a informação deixou de estar centralizada para estar armazenada em sistemas de e-learning, gestores de conteúdo, plataformas colaborativas e outros repositórios e o sentido do fluxo de informação e conhecimento deixo de ser unilateral passando a ser alimentado pelos utilizadores da web.
A Web 2.0 tem repercussões sociais importantes, que potenciam processos de trabalho coletivo, de troca afetiva, de produção e circulação de informações, de construção social de conhecimento. O computador deixou de ser um fator de isolamento para potenciar novas formas de relacionamento e também a reaproximação de antigas redes de conhecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário